Cuidados pós-operatórios
Dr. Daniel Coelho - CRM 15270 RQE 22897
Cuidados pós-operatórios
# Na maioria das vezes, não é necessário fazer curativos
# Na maioria das vezes, não é necessário retirar pontos
# Fazer curativos apenas se houver secreção ou orientado na alta
# Usar nos curativos apenas soro fisiológico, gaze e micropore
# Não passar pomadas ou cremes nos cortes
# Evitar sol nas feridas operatórias por pelo menos 1 ano. Nesse período, caso necessário, passar protetor solar fator 50 ou mais alto, pelo menos 30 minutos antes de exposição ao sol.
O repouso é apenas relativo então após a maioria da cirurgias videolaparoscópicas
Caminhar normalmente
Atividade física após liberação médica
Evitar esforços importantes como levantar objetos pesados (bombona de água, butijão de gás, criança grande, etc) nos primeiros dias
O atestado médico é fornecido no momento da alta. É importante você se programar.
O tempo de afastamento vai depender do tipo de cirurgia e do tipo de trabalho, mas lembrar que é possível que a pessoa possa precisar se afastar por um período maior caso haja alguma complicação. Apesar de raras, as complicações cirúrgicas podem levar a maior tempo de internação e maior tempo de afastamento. De preferência, faça cirurgia em período que sua presença não seja "indispensável".
A alimentação após a maioria das cirurgia é quase normal. As pessoas devem evitar alimentos que possam causar náuseas ou vômitos, como aqueles muito condimentados, temperados e muito gordurosos. De forma geral, uma alimentação leve é apropriada. Não deve-se ingerir alimentos que a pessoa não esteja acostumada ou excessivamente "carregados".
Para cirurgias bariátricas, a alimentação pós-operatória é bastante especial, com acompanhamento com nutricionista e progressão gradual da dieta. Acompanhamento especial também pode ser necessário após outros tipos de cirurgias gástricas e de esôfago.
Evitar consumo de bebidas alcoólicas, especialmente nos primeiros dias após a cirurgia.
Em caso de dor, febre, vômitos, dificuldade para comer, mal estar, tontura, falta de ar, cansaço, inchaço nas pernas ou outros sintomas que pareçam fora do normal, deve-se procurar a emergência do hospital de referência ou ambulância. Após a procura por ajuda, pode ser feito contato com o cirurgião para que ele possa ajudar no que for necessário. A busca por ajuda nunca deve ser atrasada para tentar contato com o cirurgião porque o mesmo pode estar em cirurgia ou indisponível e isso pode atrasar o atendimento de uma situação de urgência. O sistema de saúde tem urgências abertas 24 hs por dia para atender intercorrência clínicas ou cirúrgicas.
Quer calcular seu IMC e ver se você tem indicação de cirurgia bariátrica?