Aderências

Cirurgião do aparelho digestivo

CRM-RN: 15270

RQE: 22897

Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)

International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO) member

O que são aderências?

Aderências

Aderências pélvicas são formações de tecido cicatricial que ocorrem dentro da cavidade abdominal sendo muito comum as pélvicas. Elas são o resultado de processos inflamatórios ou traumáticos que levam à formação de fibras de colágeno, resultando em aderências entre órgãos, tecidos e estruturas adjacentes. As aderências, apesar de poderem ocorrem em qualquer parte do abdome, são famosas por sua ocorrência mais frequente, as aderências pélvicas.

Aderências pélvicas:

As aderências pélvicas podem ocorrer como uma resposta do corpo a cirurgias abdominais como laparotomia, laparoscopia, cesariana, cirurgia ginecológica ou tratamento de endometriose. Elas também podem ser causadas por infecções pélvicas, como a doença inflamatória pélvica (DIP) ou por processos inflamatórios crônicos, como a endometriose.

As aderências pélvicas podem causar vários problemas e sintomas, dependendo de sua localização e extensão. Alguns dos sintomas associados às aderências pélvicas incluem:

O diagnóstico das aderências pélvicas geralmente é feito com base nos sintomas relatados pelo paciente, histórico cirúrgico ou de infecções anteriores e exames de imagem, como ultrassonografia, ressonância magnética ou histeroscopia/laparoscopia.

O tratamento das aderências pélvicas depende da gravidade dos sintomas e do impacto na qualidade de vida da paciente. Em alguns casos, medidas conservadoras, como analgésicos, terapia hormonal ou fisioterapia pélvica, podem ser recomendadas. Em casos mais graves, a cirurgia pode ser necessária para remover as aderências e restaurar a função normal dos órgãos pélvicos.

É importante buscar orientação médica especializada adequada se você suspeitar ou tiver sintomas de aderências pélvicas, para que um diagnóstico adequado seja feito e o tratamento adequado possa ser recomendado.

Exames que podem ser necessários na avaliação de aderências:

Ultrassonografia abdominal total

Ultrassonografia pélvica transvaginal

Ressonância magnética nuclear

Enterorressonância

Tomografia computadorizada

Laparoscopia diagnóstica e terapêutica

Colonoscopia

Raio-X de Trânsito e Morfologia do Delgado (Rx contrastado de intestino delgado)

Conclusões:

Como visto acima, as aderências são cicatrizes profundas dentro do abdome, podendo ocorrer esse processo de cicatrização após processos inflamatórios, infecciosos ou intervenções cirúrgicas. Podem ser assintomáticas, mas podem causar dores abdominais, infertilidade e obstruções intestinais como principais complicações. O cirurgião do aparelho digestivo pode ser muito importante no tratamento, por possuir conhecimentos e habilidades em laparoscopia avançada, pode intervir precocemente evitando complicações ou corrigindo problemas anatômicos persistentes.

Referências bibliográficas: