Miomas uterinos


Dr. Daniel Coelho 

Cirurgião do aparelho digestivo 


CRM-RN: 15270

RQE: 22897

Membro do Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD)

Membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM)

International Federation for the Surgery of Obesity and Metabolic Disorders (IFSO) member


O que são miomas uterinos? Quais as opções de tratamento?

 

Miomas uterinos


Miomas uterinos, também conhecidos como leiomiomas ou fibromas, são tumores benignos que se desenvolvem no útero. Eles são compostos principalmente de células musculares lisas e tecido fibroso. Os miomas podem variar em tamanho, desde pequenos nódulos até grandes massas que podem distorcer a forma do útero.

Os miomas uterinos são muito comuns em mulheres em idade reprodutiva, sendo estimado que até 70% das mulheres podem desenvolvê-los em algum momento de suas vidas! Embora a maioria dos miomas seja assintomática, eles podem causar uma variedade de sintomas, dependendo do tamanho, localização e número dos tumores. Alguns sintomas comuns incluem:

O diagnóstico de miomas uterinos é geralmente feito por meio de exames de imagem, como ultrassonografia pélvica, ressonância magnética (RM) ou histeroscopia. O tratamento dos miomas pode variar dependendo dos sintomas, da idade da paciente, do desejo de engravidar e da gravidade da condição. As opções de tratamento podem incluir desde abordagens conservadoras, como medicamentos para controlar os sintomas, até intervenções cirúrgicas, como miomectomia (remoção do mioma) ou histerectomia (remoção do útero).

Exames que podem ser necessários na avaliação de miomatose uterina:


Ultrassonografia pélvica transvaginal

Histeroscopia

Ressonância magnética nuclear de pelve

Tomografia computadorizada de pelve

Laparoscopia

Colonoscopia

Conclusões:

Como visto acima, miomas são extremamente comuns e o tratamento precisa muito ser individualizado porque existem muitas variáveis envolvidas na escolha do melhor tatamento como sintomas, tamanhos, idade, filhos, desejo de gestar, etc. É importante lembrar que dor pélvica não ocorre exclusivamente por miomas e um cirurgião digestivo ou gastroenterologista pode ser consultado ser houver dúvidas quanto ao diagnóstico.

Referências bibliográficas: