Perguntas e respostas comuns sobre cirurgia bariátrica

As cirurgias bariátricas são perigosas?

Não, as cirurgias bariátricas não são perigosas. Essas cirurgias incluem procedimentos comuns da cirurgia digestiva como uso de grampeadores e realização de emendas no estômago e intestino (anastomoses). Como discutido em tópico específico (clique aqui se quiser saber mais sobre as complicações das cirurgias), os riscos principais estão associados a própria obesidade. Indivíduos com obesidade tem maior risco, quando convivem com a doença incluindo doenças como trombose, diabetes, pressão alta e altação das gorduras do sangue, câncer, entre outras. (Para mais informações sobre as doenças associadas a obesidade clique aqui)

Precisa fazer dietas especiais antes da cirurgia?

Não. As dietas antes da cirurgia não são especiais. Na verdade, estão mais relacionadas a mudanças da qualidade da alimentação, hábitos alimentares para preparar o paciente para as modificações após a cirurgia. Assim, a dieta é muito semelhante a outras dietas que o paciente já realizou alguma vez na vida. Alguns casos são prescritas dietas líquidas por alguns dias antes da cirurgia.

É preciso perder uma certa quantidade de peso antes da cirurgia?

Não. A perda de peso é bem vinda e ajuda no controle dos riscos, mas não há um número específico de peso que é necessário perder antes da cirurgia. Seguir as dietas prescritas pelo nutricionista costuma ser o único cuidado necessário nesse sentido.

As pessoas sentem fome após a cirurgia?

Não. Devido a mecanismos metabólicos e ao próprio estado metabólico pós-operatório há diminuição importante da fome com adaptação da dieta sem sofrimento. É fundamental sim seguir as recomendações de dieta prescritas pelo nutricionista.

É comum queda de cabelo após as cirurgias?

Sim, as quedas de cabelo são muito comuns. Apesar de muito comuns, as quedas de cabelo não costuma ser definitias. Muitas causas tem sido investigadas para a queda de cabelo pós-operatória, mas com bom acompanhamento pós-operatório, uso adequado e regular de vitaminas e seguimento das orientações nutricionais a queda de cabelo acaba sendo revertida no seguimento. De toda forma, apesar do paciente perceber, na maioria das vezes, a queda de cabelo não chega a produzir nenhum resultado estético significativo.

É necessário fazer plásticas dos excessos de pele após as cirurgias?

Sempre oriento que sim. Conte com essa necessidade... Se não quiser fazer depois da cirurgia porque não acha necessário, sem problemas. Não são todos os pacientes que de fato fazem plásticas após os procedimentos bariátricos. A quantidade de excesso de pele e o quanto vai influenciar a vida do paciente dependerá de uma série de fatores como idade, atividade física, fatores genéticos associados a elasticidade da pele, quantidade de peso excessivo antes da cirurgia e quantidade de peso perdida com a cirurgia. O cirurgião bariátrico e o cirurgião plástico poderão auxiliá-lo nas decisões de acordo com a necessidade.

Quanto tempo depois da bariátrica devo fazer as plásticas?

Não existe um prazo definido para isso. O mais importante é que o peso esteja estável. São plásticas reparadoras, então objetivam melhorar a qualidade de vida. O peso costuma estabilizar após 1 ano e meio depois da cirurgia, mas esse tempo varia entre pacientes.

Quanto tempo devo evitar atividade física depois da cirurgia?

Tema não muito bem esclarecido na literatura médica. As evidência atuais apontam para início precoce da atividade física. Varia muito a cada caso de acordo com as doenças de base, a gravidade da obesidade, entre outros. Uma orientação geral é o início após 15 dias de cirurgia, desde que a hidratação esteja adequada e o paciente se sinta disposto, sem ter tido complicações.

Quanto tempo após a cirurgia podem voltar as relações sexuais?

Não há um tempo definido para isso. As atividades sexuais podem voltar assim que o paciente se sentir confortável para isso, o que costuma acontecer após a melhora de dor pós-operatória.

Há risco de formação de cálculos renais após a cirurgia?

Sim, estudos tem demonstrado maior ocorrência de cálculos renais após as cirurgias, especialmente precocemente. A hipótese principal está relacionada a hidratação insuficiente após a cirurgia e as equipes tem dado atenção a esse quesito estimulando a ingestão hídrica nos intervalos das refeições no pós-operatório precoce, dentro dos volumes reduzidos preconizados. É fundamental seguir as orientações das equipes especializadas.

Há risco se ingerir comprimidos após a cirurgia bariátrica?

Tradicionalmente, tem-se prescrito medicações líquidas após as cirurgias bariátricas nos primeiros dias. As cirurgias modernas não objetivam estreitamentos importantes no caminho da alimentação então, de forma geral, a ingestão de comprimidos ou cápsulas não é contra-indicado, mas é importante que isso seja combinado de forma clara com o cirurgião responsável.

É verdade que a pessoa pode formar cálculos na vesícula biliar após as cirurgias bariátricas?

Sim, é verdade. A perda rápido de peso, tanto com tratamento clínico como após as cirurgias bariátricas tem sido associada a aumento na frequência da formação de cálculos da vesícula biliar. Uma medicação chamada ácido ursodesoxicólico (Ursacol®) tem demonstrado em estudos diminuir o risco de formação desses cálculos, porém alguns pacientes ainda irão desenvolver cálculos apesar do uso dessa medicação preventiva. Os cálculos da vesícula biliar podem causar dor e complicações e podem necessitar tratamento cirúrgico.

É verdade que não se deve engravidar após as cirurgias bariátricas?

Sim, é verdade por um tempo. Explico melhor. Após as cirurgias bariátricas há maior risco nutricional para o bebê na barriga da mãe porque a mesma está perdendo peso. Mulheres que engravidam pouco tempo depois da cirurgia bariátrica tem gestações que tem sido consideradas de risco. Além disso, após as cirurgias bariátricas, a fertilidade feminia aumenta muito, aumentando o risco de gestação de forma tão precoce quanto 3 meses de pós-operatório. É fundamental um aconselhamento profissional com ginecologista antes da cirurgia bariátrica e a combinação de método contraceptivo eficaz. Os anticoncepcionais orais, além de aumentar o risco de trombose devendo ser suspensos antes da cirurgia, não tem sido indicados no pós-operatório de cirurgias bariátricas por risco de diminuição de sua absorção e de sua eficácia. Solicito avaliação com um ginecologista antes da realização de uma cirurgia bariátrica para uma melhor aconselhamento.